4 de setembro de 2013

Como lavar os pincéis de maquiagem



Os nossos pincéis, com o tempo, vão acumulando resíduo,  tanto dos produtos utilizados, quanto do ambiente e da própria pele, como sujeira e oleosidade, proliferando bactérias que, quando colocadas em contato com o nosso rosto, podem causar alergias e espinhas.Além do mais, seus produtos também são contaminados quando colocados em contato com o pincel sujo, o que diminui a vida útil deles (dos produtos e dos pincéis).

Por este motivo, devemos lavar os pincéis frequentemente, em regra, de 15 em 15 dias (o que pode variar de acordo com a frequência com que você "os suja").

O ideal é lavar os pincéis com um shampoo de ph neutro (uso o amarelinho da Johnsons Baby). E se você não tiver? Pode lavar com um shampoo normal, desde que não seja de tratamento.


Fiz um mini tutorial mostrando a forma correta de lavar os pincéis. Confiram:



1 - Molhe as cerdas do pincel na torneira, tomando cuidado para não molhar o cabo, pois a água pode apodrecer a madeira e descolar as partes do pincel.

2 - Coloque um pouco de shampoo na palma da mão.


3 - Esfregue as cerdas do pincel suavemente, com movimentos circulares e de vai e vem.Se a espuma sair muito suja, lave a mão e repita o procedimento  até a espuma sair branca.

4 - Quando a espuma ficar branca, significa que o pincel está limpo.

5 - Enxague as cerdas, tomando sempre o cuidado de não molhar o cabo.

6 - Aperte as cerdas para retirar o excesso de água e deixe o pincel secando naturalmente (em ambiente fresco, sem expor ao sol) sobre uma toalha, deitado ou em posição vertical com as cerdas para baixo (nunca para cima, para que a água não escorra para o cabo).

Nos pincéis de cerdas naturais, você pode repetir o procedimento, usando, ao invés do shampoo, um pouquinho de condicionador, para deixar as cerdas mais macias.

Você também pode limpar os pincéis com uma solução higienizadora. Ela serve para quando você precisa limpar rapidinho para usá-los novamente. É ótimo, limpa o pincel e seca na mesma hora, sendo ideal se você tem poucos pincéis e precisa reutilizar algum na mesma make, ou se simplesmente não quer sujar outro. 

Entretanto, o higienizador de pincéis não retira as bactérias, por isto, não substitui a lavagem periódica.


Lembrem-se sempre de cuidar bem dos seus pinceis, para que eles durem por muito e muito tempo.

2 comentários:

  1. Já ouviste falar da Brush Cleasing Glove, da Sigma? Comprei um kit de pincéis e eles mandaram uma amostrinha de brinde. Ainda não usei, mas parece ser bem legal. É uma luvinha que tem várias texturas pra limpar os pincéis. Ao invés de colocar o xampu e esfregar na mão, faz-se isso na luvinha. Foto: http://bit.ly/1axLvM3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahaaam é tudo de bom! Só o preço que não hahaha Eles têm também um estojo que seca os pincéis depois do banho *.* Bjs, Wendy!

      Excluir