30 de janeiro de 2014

Contornando, iluminando e emagrecendo!

Já tava mais do que na hora de dar continuidade ao nosso guia de maquiagem para iniciantes, não é? E o passo de hoje é um dos que mais gosto: contorno e iluminação! Lembrando que já falamos sobre: cuidados com a pele antes de aplicar a maquiagemprimerbasecorretivo e ! Se ainda não viu algum dos passos, é só clicar nos links.

O QUE É?

O contorno do rosto nada mais é do que o uso de uma cor mais escura e de uma cor mais clara do que seu tom de pele em áreas específicas do rosto, que ajudarão a definir melhor os traços, assim como afiná-los. Como já falei em outro post, é preciso termos em mente que tudo que é mais escuro dá a sensação de profundidade, enquanto cores claras tendem a sobressair algo, tornar mais evidente. Assim, para acentuarmos, "aumentarmos" determinada região do rosto, usamos o iluminador, enquanto para escondermos, "diminuirmos", usamos uma cor escura. 

Se tem uma celebrity que não vive sem essa técnica é a Kim Kardashian! Há um tempo atrás ela postou essa foto, revelando o segredo daquela pele sempre perfeita: o jogo de luz e sombra feito com contorno e iluminação!


Para chocar ainda mais, uma foto da Kim com e sem a técnica:


COMO USAR?


A cor mais escura deve ser aplicada:

1 - Abaixo do ossinho da maçã do rosto, seguindo seu desenho, para afinar o rosto, indo desde a orelha até próximo do nariz.
2 - Nas laterais da testa, caso pretenda diminuí-la, bem rente à raiz dos cabelos.
3 - Na linha da mandíbula, para definir melhor os limites do rosto, marcando o maxilar.
4 - Nas laterais do nariz, se pretender afiná-lo, e também na ponta, para deixá-lo mais empinadinho.
5- Sobre o côncavo, para dar profundidade aos olhos.


A cor mais clara, por sua vez, deve ser aplicada:

6- Abaixo dos olhos, formando meio que um triângulo invertido, para iluminar abaixo dos olhos.
7 - No centro do queixo, se pretender destacá-lo mais. Se seu queixo for mais protuberante, aplique iluminador abaixo dele, e não no centro.
8 - Entre o nariz e a boca, na curvinha do lábio, para dar a impressão de lábios mais volumosos.
9 - No centro do nariz, se quiser destacar o centro.
10 - No centro da testa, se quiser ressaltá-la.

É claro que nada disso é regra! A técnica irá variar conforme cada formato de rosto e de acordo com o que você pretende destacar ou esconder.
Abaixo, a técnica para cada formato de rosto:


QUAIS PRODUTOS USAR?

Quanto aos produtos, não há mistério! Podem ser bases, pós ou corretivos mais escuros 2 ou 3 tons que sua pele, para contornar, e mais claros 1 a 2 tons, para iluminar. Lembrando que tudo deve ser muito sutil, de forma que as cores fiquem bem esfumadas e mescladas. É importante que não fique nada marcado, para não ficar artificial:




COMO FAZER?

A técnica pode ser feita de duas formas:
- Antes da base: Usa-se produtos em creme, marcando bem as regiões do rosto, e em seguida, aplica-se uma fina camada da base de sua cor, para mesclar os tons claros e escuros. É um pouco mais complicado de mesclar as cores, porém dura mais. Recomendo para a noite.

- Depois da base e do pó: Usa-se produtos em pó, marcando-se bem as regiões desejadas. Em seguida, é só esfumar as marcações com o pó compacto de seu tom de pele e um pincel bem fofo! É mais fácil de fazer, sobretudo para iniciantes, porém dura menos. Recomendo para o dia - a -dia.

Para finalizar, um antes, durante e depois da técnica de iluminação e contorno da top maquiadora Luciane Ferraes. Tem vídeo no canal dela explicando!!


Espero que tenham gostado!

5 comentários:

  1. Tava procurando esse tipo de dica! Só fico com medo de ficar muito branca de tanta base...
    Mas vou tentar.

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida: Se a gente faz esse jogo de iluminação e contorno não precisa fazer todos os passos de preparação, né? Basta a hidratação da pele e prime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade precisa sim. Se fores fazer o contorno só com pó, tu fazes a preparação normal da pele, com todos os cuidados, primer, base da tua cor, corretivo, pó compacto. Ai depois do pó compacto,tu faz o contorno com o pó mais escuro, nas regiões que queres "diminuir". Depois dá uma esfumada com o pó da tua cor por cima, para suavizar.

      O contorno com a base é mais complicado, pois vais precisar de mais produtos e mais pinceis. Nesse caso, vais seguir todos os passos da preparação também, só que no passo da base, vais primeiro fazer o contorno com uma base mais escura nas regiões que queres diminuir, depois iluminar com uma base/corretivo mais claro as regiões que queres ressaltar. Depois, para que teu rosto não fique manchado, vais aplicar por cima de tudo a base da tua cor, para dá uma uniformizada e mesclar os tons, com um pincel de base de topo reto, pq ele aplica a base e já esfuma. Aí sim tu vais ficar com o rosto da tua cor mesmo, com o contorno e a iluminação bem sutis. Depois disso tudo tu vais aplicar teu pó normal, e se quiser reforçar o contorno, faz o contorno também com o pó mais escuro. Ficaria nessa ordem: cuidados com a pele > primer> base mais escura > base/corretivo mais claro > base da tua cor sobre tudo > pó da tua cor > contorno com o pó mais escuro > blush....Deu para entender mais ou menos? hahah Vou fazer um post explicando melhor sobre a aplicação!

      Excluir
  3. Ola! Adorei a fica, mas com o que eu posso esfumar a base?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! :)
      Nesse caso, quando você fizer o contorno com a base mais escura, você já deixa um pouco esfumado, não deixa os traços tão marcados. O pincel de corte reto é o melhor para fazer isso, pois ele aplica e já esfuma. Tem o da macrilan que é bom e barato! Você pode usar um pincel fofo também, que não seja tão grande como o de pó! Ele vai fazer a mesma coisa, aplicar a base e já deixá-la esfumada, não tão marcada. A mesma coisa serve para quando for aplicar a cor mais clara, aplique e já esfume ela, o que já vai deixas as cores (clara e escura) mais mescladas. Depois é só aplicar a base do seu tom de pele por cima de tudo, para esfumar tudo de vez e não lhe deixar manchada.
      Por isso o contorno com base é mais complicado, ele exige um trabalho maior, mais produtos e mais pinceis. Comece treinando em casa, usando pouco produto e cores não tão distantes do seu tom de pele. O efeito deve ficar bem sutil, apenas um sombreado, mas que nas fotos dá um super efeito! ;)

      Excluir